cris na sp-arte 2023
O estande, inspirado nos quatro elementos da natureza, vai trazer ao público luminárias e pequenos móveis, que exaltam o DNA da marca, fazendo uma conexão entre o urbano e o natural na 19a edição do evento.
Considerada uma das designers pioneiras na criação de luminárias no Brasil, Cris Bertolucci mergulhou a fundo em seu processo criativo para inovar mais uma vez e apresentar quatro coleções inéditas na próxima edição da SP-Arte — que vai acontecer entre os dias 29 de março e 2 de abril, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.
A designer buscou inspiração na diversidade de materiais e suas possibilidades para criar um estande de 30 m², dividido em quatro partes. Cada uma delas será demarcada por uma cor diferente, que faz alusão à matéria-prima apresentada. “Depois que criei as coleções, tive a ideia de me inspirar nos quatro elementos da natureza para desenvolver o estande na SP-Arte. Foi uma maneira que encontrei de unificar o que era muito diferente e as cores ajudam a fazer essa integração”, explica a designer.


Com um degradê de tons que passam pelos terrosos e verdes, o estande terá lado a lado quatro coleções, que reúnem, além de luminárias, pequenos móveis. A primeira delas remete ao elemento terra e vai apresentar peças de bronze, inspiradas no tradicional tijolo baiano. “Fui até uma fábrica de tijolos e pedi para fazerem um molde de 1 metro com a textura desse material. A partir daí, mandei fundir a tampa do tijolo em bronze, o que deu origem à duas mesas”, explica a designer, que também desenvolveu uma luminária com essa técnica. A segunda faz alusão ao elemento fogo e vai trazer luminárias da coleção Cápsula, que já existe no portfólio da marca, mas que agora vai ter novas peças em cores quentes, passeando entre o terracota e o rosa velho. A transparência do acrílico remete à fluidez do elemento água, representado por um conjunto de luminárias feitas desse material nos tons verde-jade e bege. E, por fim, o elemento ar é representado por uma coleção de quatro pendentes de linho, com um desenho leve e aerado, em tons claros.
29 de março a 02 de abril





Quando:
De 29 de março a 02 de abril
Onde:
Parque Ibirapuera – Pavilhão da Bienal
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Moema
Acesso pelo Portão 3 do parque.