Qual a diferença entre bronze, latão e cobre?
Além de um bom design e eficiência, outro grande diferencial para produtos de iluminação é o material empregado em sua fabricação. Nós do Estúdio, adoramos trabalhar com metais nobres como o bronze, o latão e o cobre.
Estes necessitam de excelentes ferramentas e especialistas em sua produção e que eles tenham expertise em todo processo produtivo, desde corte, solda, fundição, polimentos, acabamentos, vernizes etc.
O bronze e o latão são ligas metálicas e têm diferentes aplicações na indústria em geral desde o uso em maquinários, decoração, veículos, instrumentos musicais e uma infinidade de outras utilizações. Ambos têm como característica uma coloração mais amarelada.
O latão é uma liga metálica composta por cobre e zinco, enquanto o bronze tem como elementos principais o cobre e o estanho. Já o cobre é um elemento químico de símbolo Cu e é reconhecido por sua coloração avermelhada.
Todos esses materiais são dúcteis, ou seja, tem a qualidade da flexibilidade e maleabilidade, o que torna a manipulação dos mesmos mais delicada e cuidadosa.
Abajur Sabiá (bronze fundido)
Coluna Sita (bronze fundido)
A Cris sempre teve muita vontade de trabalhar com o bronze, então, quando abriu seu estúdio há 11 anos, o escolheu como o primeiro metal a ser explorado em suas criações.
Utilizado em fundições artísticas para produção de esculturas, o bronze permite o desenvolvimento de peças super autorais e exclusivas. Em seu processo produtivo é necessário um molde que pode ser esculpido ou o próprio objeto pode servir de molde como no caso do abajur Sabiá, onde o galho serviu para fundir o bronze.
Muitas empresas, no entanto, trabalham com aço e dão banho de latão ou cobre ao invés de trabalhar com o próprio metal, o que não traz a legitimidade e a pureza do latão ou do cobre de fato. Já nós, preferimos o material puro e único! Fazemos questão de trabalhar com os melhores materiais para que nossas peças possam reproduzir da melhor maneira o design autoral e exclusivo de nossas coleções.
As peças produzidas nesses metais podem ter vários tipos de acabamento, podendo ser natural, escovado ou polido, mas falaremos sobre esse assunto em outra oportunidade, pois queremos dividir muita informação bacana com vocês!
E aí, gostaram?
Então continuem acompanhando para mais curiosidades e notícias!