Cris é uma das pioneiras em design de luminárias no Brasil e cultiva, desde cedo, uma forte veia criativa. Na infância, a designer era frequentadora assídua da fábrica de luminárias Bertolucci, fundada em 1956 por seu pai, Walter Bertolucci. O contato com os processos criativos e técnicas construtivas fez com que ela se apaixonasse pelo universo da arte, design e arquitetura.

Formou-se em Design Industrial pelo Mackenzie, em São Paulo, e cursou uma pós-graduação na Università Internazionale dell’Arte di Firenze, na Itália. Durante 25 anos trabalhou na Bertolucci, onde era encarregada da direção de arte e do desenvolvimento de produtos. Foi ela, inclusive, a responsável por projetar a marca no circuito do design paulistano.

retrato-cris-bertolucci-1
sp-arte-cris-bertolucci-2022-7

Após acumular uma rica expertise profissional e preciosas referências criativas, Cris decidiu que era hora de voar solo. Inaugurou, em 2010, o estúdio Cris Bertolucci em um charmoso espaço na Vila Madalena, em São Paulo.

Recentemente ampliado para melhor recepcionar os clientes, o estúdio acomoda um mix poético de luminárias autorais assinadas por Cris. A loja funciona, também, como uma espécie laboratório criativo onde a designer desenvolve os itens de cada coleção. “Meu processo de criação é bastante espontâneo e as peças vão surgindo de forma orgânica, no meu ritmo. E, como eu estou constantemente criando, há sempre algo novo no estúdio”, pontua.

Cris também afirma que seu processo criativo é muito guiado pelas particularidades dos materiais que utiliza, como o bronze, o vidro soprado e a madeira. “As matérias-primas são uma grande fonte de inspiração para mim. Por isso, eu procuro sempre entender as características dos materiais e respeitar as possibilidades que cada um oferece”, afirma a designer.

Outro elemento presente na narrativa visual das peças desenvolvidas por Cris Bertolucci é a conexão entre o urbano e o natural. Não à toa, muitos dos itens da marca fazem poéticas alusões à fauna e à flora. É o caso do pendente de metal Araucária, todinho decorado com bulbos de vidro-cristal que evocam o tronco da majestosa árvore conífera predominante no Sul do Brasil. Há também as charmosas luminárias da coleção Sabiá, que esbanjam graciosos galhos de bronze fundido pontuados por bulbos de vidro opalino, uma alusão à icônica ave da fauna ornitológica brasileira.

Frutos da experimentação criativa, as peças esculturais de Cris Bertolucci não se encaixam em estilos pré-determinados. Em vez disso, focam-se em descortinar a beleza de materiais nobres e homenagear valores como a simplicidade e a elegância.

Precisa de ajuda?
Fale conosco

Telefone

(11) 3097 8566

imagem-icone-pop-up-cris-bertolucci

Inscreva-se na nossa newsletter!

Faça parte da nossa lista e receba informativo com notícias, lançamentos e promoções!

Sendo um assinante você terá benefícios exclusivos além das promoções globais! 

 

Nós não enviamos spams e não compartilhamos seus dados com ninguém. Você pode se descadastrar quando desejar.

 

Você se inscreveu com sucesso!

0
× Faça seu orçamento!