O trabalho habilidoso de Cris Bertolucci com o bronze
é registrado pelas lentes de Victor Affaro

Abajur Sabiá
Quando o assunto é a utilização do bronze em luminárias no segmento nacional, Cris Bertolucci é uma precursora e protagonista. Cris incorpora o material com frequência, desde seu primeiro lançamento autoral, há mais de 10 anos. A primeira coleção da designer com seu estúdio próprio veio de uma vontade que Cris tinha em experimentar diferentes formas e materiais, algo que ela não podia fazer constantemente quando trabalhava na indústria. O bronze fundido se tornou, então, a matéria-prima perfeita para isso, já que, como em uma escultura, ele se molda ao objeto utilizado como base e pode tomar qualquer configuração.
Buscando registrar o processo de criação destas peças únicas, Cris convidou o fotógrafo Victor Affaro para fazer um ensaio na fábrica de fundição com algumas de suas principais luminárias feitas em bronze. O resultado foi um ensaio que evoca paradoxos como brutalidade e poesia, assim como o próprio material.
Presentes no ensaio estão peças clássicas, como a Coluna Sita e o abajur Sabiá, além de novas luminárias que já se tornaram queridinhas no estúdio, como o abajur Cacto e o Coccinella.
Para Cris, as fotos permitiram registrar as duas coisas que mais a atraem no uso do bronze: sua possibilidade de experimentação com diferentes formas e as características únicas que ele dá para cada peça.
Por conta de pequenos “acidentes” que podem ocorrer no processo de fundição ou até mesmo o envelhecimento natural do bronze, nenhuma peça é igual a outra, cada uma conta sua vida e particularidades. Dessa maneira, as luminárias produzidas pela Cris carregam uma carga afetiva maior ao contar a sua história, deixando de ser meros elementos decorativos.
Quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Cris? Faça uma visita no Estúdio, na rua Girassol, 125, Vila Madalena, São Paulo!