X
  • Nenhum produto na lista

Blog da Cris

acompanhe o dia a dia do Estúdio!

Pendente para mesa de jantar. Como escolher?

Não existe um padrão obrigatório quando se fala em iluminação para salas de jantar, pois pode-se optar pela luz difusa, dirigida, indireta ou mista, dependendo do modelo de peça decorativa escolhida.

Uma peça volumosa, por exemplo, dará um resultado muito diferente visualmente  no contexto do ambiente do que uma peça mais delgada e delicada. Assim, tudo dependerá do projeto de iluminação geral que foi pensado especialmente para o ambiente, facilitando o processo de escolha da luz mais apropriada para a sua mesa de jantar, por exemplo.

A iluminação

Se a iluminação da sala de jantar já estiver bem projetada, pode-se escolher um pendente que ofereça luz dirigida sobre a mesa, por exemplo. Caso contrário, uma luminária que ofereça luz mais abundante e difusa ao ambiente ou ainda iluminação indireta com uma peça bem eficiente, podem ser algumas alternativas.

abajur-sabia-cris-bertolucci-1

Pendente Single duplo com ilimunação difusa
Projeto: Baby Teixeira

pe-araucaria-wood-amb-cris-bertolucci-1

Pendente Araucária Wood com luz indireta
Projeto: Laís Galvão

Qual o melhor tipo de luz?

Sobre os tipos de iluminação para salas de jantar é bom lembrar que na escolha da luz dirigida deve-se ter cuidado com o conforto visual ao escolher uma peça que não tenha luz focada sobre as pessoas que estão sentadas à mesa e sim sobre elas.

E as alturas?

Quanto as alturas indicadas, vai depender de cada caso. Para luz indireta, a peça pode estar mais alta pois a luz deve rebater no teto para refletir no ambiente. Já a luminária para luz difusa, pode variar entre 70cm a 100cm de distância entre o teto e a mesa de jantar, dependendo sempre do modelo escolhido. Já o pendente de luz dirigida deve estar mais próximo da mesa para que não ofusque os olhos de quem está sentado. Nesses casos, a peça deve estar à aproximados 80cm de distância da mesa de jantar.

A escolha de cada tipo de iluminação específica para salas de jantar fica por conta do projeto de iluminação e da preferência dos moradores, sendo de suma importância a consulta a um especialista da área para não acontecer erros no resultado. Seja arquiteto, designer de interior ou light designer, é fundamental que o projeto seja acompanhado por especialista.

pendente-dna-suite-arqutietos-home

Pendente DNA com ilimunação difusa
Projeto: Suíte Arquitetos

Você também pode gostar…

optin-cris-bertolucci-web

Inscreva-se na nossa newsletter

Faça parte da nossa lista e receba nossas notícias, lançamentos e promoções!

 

Nós não enviamos spams e não compartilhamos seus dados com ninguém. Você pode se descadastrar quando desejar.

Você se inscreveu com sucesso!

× Fale conosco