O que aconteceria se deixássemos que o fluxo da vida nos guiasse? Se, em vez de planejamentos meticulosos, houvesse espaço para o improviso e para a surpresa? Afinal, será mesmo que temos controle de algo? É com esse pensamento que nasce a coleção Fluxo, uma série numerada de objetos luminosos únicos, lançada durante a Semana de Design de SP de 2023, tramada por dezenas de mãos em várias partes do Brasil com o intuito de descobrir, só no fim, pra onde leva a corrente da colaboração.
Criado pela dupla TOMAZICABRAL, dos designers Nicole Tomazi e Sérgio Cabral, o grupo Ateliê de Fiação usa o crochê como plataforma de diálogo manual para criar conexões de experimentação. Nove pessoas de diferentes pontos do território nacional participam de um desafio coletivo de criarem juntas, em um fluxo criativo: uma forma de combinar visões e estéticas diferentes em uma mesma linguagem.
Surgem, então, objetos sensoriais, orgânicos e tridimensionais nas quais o crochê é o fio condutor. Com a participação da light designer Cris Bertolucci, eles ganham, além de luz própria, pontos de latão que ampliam o diálogo entre formas e materiais. Para ajudar orquestrar visualmente essa história, entra em cena a direção de arte de Michell Lott.
Abaixo, você confere um pouco da sensação e atmosfera propostas pelo diretor de arte no espaço montado no estúdio da Cris Bertolucci, durante os dias 11 e 19 de março.





Participantes: Camila Bernadeli, Cristiana Bertolucci, Ian Diesendruck, Isabel Muxfeldt, Marcella Sotratti, Nicole Tomazi, Sergio Cabral, Thainá Dlugloz e Vera Skitnevsky.
Fotos: André Klotz