X
  • Nenhum produto na lista

Blog da Cris

acompanhe o dia a dia do Estúdio!

As diferentes formas de trabalhar a madeira

Para quem acompanha o meu trabalho aqui no Estúdio Cris Bertolucci, é fácil notar que nossas principais fontes de inspiração vêm da natureza. Por mais que não seja uma regra, nós normalmente optamos por materiais naturais para expressarmos essa inspiração na construção das nossas luminárias.

Dentre as inúmeras matérias-primas, a madeira é uma das mais recorrentes e sem dúvida uma de minhas preferidas, por ser um material nobre e muito versátil, que me dá a oportunidade de  trabalhá-la de várias maneiras. Eu costumo usar madeiras maciças torneadas, recortadas e montadas, outras curvadas e folheadas e vou te contar um pouco sobre a maneira com que lidamos com cada uma delas.

Quando trabalho com a madeira torneada, normalmente utilizo o cumaru maciço, por ter uma cor castanha com veios regulares e uniformes, que a torna ao mesmo tempo acolhedora e densa.

abajur-morandi-3-cris-bertolucci-1

Abajur Morandi 3

Algumas das peças trabalhadas com torno são as luminárias Lichia, Morandi, Paraty, além de muitas outras. Uma curiosidade da Paraty é que a peça é torneada por fora e também por dentro, trabalho difícil que requer um torneiro muito experiente.

ab-lichia-madeira-cris-bertolucci
pe-paraty-cris-bertolucci
abajur-mandacaru-familia-2-cris-bertolucci-3

Abajur Lichia Madeira

Pendente Paraty

Abajur Mandacaru

Além disso, também existe o trabalho com peças construídas com madeira maciça serrada, recortada, colada e acabada com cera de carnaúba ou PU. Para dar alguns exemplos, as luminárias Legno, Brasília e Baobá são produzidas dessa maneira.

Por mais que muitas vezes eu procure explorar ao máximo a resistência da matéria-prima, de maneira que sejam criadas peças mais finas e delicadas, essas madeiras são trabalhadas com muito carinho e esmero, sempre respeitando os limites do material.

abajur-legno-cupula-grande-cris-bertolucci-1
coluna-baoba-cris-bertolucci-1
ab-brasilia-baby-azul-bertolucci-4

Abajur Legno

Coluna Baobá

Abajur Brasília Baby

Por fim, outra forma de trabalhar com madeira são os laminados e os folheados.

Embora eu sempre prefira a madeira maciça pela nobreza e beleza indiscutíveis, às vezes é possível ter excelentes resultados com os laminados, como é o caso da Raga ou os folheados, como as pás do Araucária Wood ou os discos da linha Astro.

Essas técnicas permitem trazer a linguagem da madeira para o produto mesmo sem usar madeira maciça.

pendente-raga-home

Pendente Raga

pe-araucaria-wood-amb-cris-bertolucci-1
pe-astro-madeira-duplo-cris-bertolucci-1

Pendente Araucária Wood

Pendente Astro Madeira Duplo

Você também pode gostar…

optin-cris-bertolucci-web

Inscreva-se na nossa newsletter

Faça parte da nossa lista e receba nossas notícias, lançamentos e promoções!

 

Nós não enviamos spams e não compartilhamos seus dados com ninguém. Você pode se descadastrar quando desejar.

Você se inscreveu com sucesso!

× Fale conosco